sexta-feira, 13 de junho de 2008

MÚSICA DE POA – ANO II

Quando analisamos o estado em que a música de concerto Porto-Alegrense se encontra, neste final de década em pleno século XXI, nos deparamos com uma situação aquém do esperado para uma cidade que teve tantos filhos musicais, naturais ou "adotivos", pródigos ou não com ela. A cidade de Ênio de Freitas, Araújo Vianna, Radamés Gnatalli, Armando Albuquerque, Luiz Cosme e Bruno Kiefer lembra de seu passado, majoritariamente, apenas com homenagens nas portas de alguns teatros, enquanto estes músicos provavelmente prefeririam ser lembrados dentro dos respectivos teatros, com suas músicas.
Ao refletirmos sobre isso pensamos com certo pesar do que será das gerações vindouras, se terão a chance de conhecer ou não esta fatia da cultura deixada às margens da população. Muitas vezes quando nos deparamos com esta situação esquecemos de pensar que ela está sendo cada vez mais agravada por outra coisa: os compositores que ainda vivem ou atuam na cidade e não são conhecidos.
Desta maneira, o Música de POA foi idealizado para tentar fazer com que não se perca esta oportunidade, de mostrar ao público o que está sendo escrito pelas pessoas que atuam nos dias de hoje na nossa cidade.
O Música de POA é um evento sem fins lucrativos, criado com o objetivo de divulgar a música de concerto escrita e interpretada por músicos atuantes em Porto Alegre. Após uma aceitação positiva de público nas duas apresentações da primeira edição, o evento chega à sua segunda edição com o intuito de ampliar os horizontes estéticos da música atual. Para isso, serão realizadas cinco apresentações durante o ano, com freqüência bimestral. As quatro primeiras apresentações serão temáticas, abordando desde formações musicais convencionais (música de câmara, música para voz, música solo, etc) até estilos pouco conhecidos ou trabalhados ainda hoje (música performática, música e imagem, etc). A quinta e última apresentação será um evento que unirá todas as apresentações temáticas, em uma noite.
O projeto vem contribuir para a vida cultural da cidade de Porto Alegre, em dois aspectos principais: a apresentação de músicas de compositores vivos que trabalham em Porto Alegre; e a encomenda de peças para serem estreadas nestes concertos. Para que todo este projeto funcione de maneira que compositores, intérpretes e público saiam satisfeitos com os resultados obtidos, foi criada uma equipe de cinco músicos para a organização e direção do evento.
Os músicos que compõem a direção/organização do evento são: Abel Roland, Alexandre Fritzen da Rocha, Felipe Faraco, Jakson Kreuz e Marcelo Villena.

Nenhum comentário: