Música de POA – Ano 2 – 3ª edição
Com satisfação apresentamos na noite passada, 22 de outubro de 2008, a terceira edição do Música de POA 2008. O programa, composto por cinco peças, foi marcado pela multiplicidade estética. Com as temáticas música para voz e música de câmara, foram apresentadas as composições “Cantiga de Rede” de Marcelo Villena, “Ressonâncias” de Cuca Medina, “Vítima Habitual” de Felipe Faraco, “Homenagem à Lígia” de Rogério Tavares Constante, e “La Fé Del Durazno (A Fé do Pêssego)” de Germán Gras. O recital contou com a presença dos intérpretes Elisier Palhano Leme (clarinete), Pedro Ferreira Sperb (violão), Thales Silva (flauta), Lucas Alves (regência), além dos compositores-intérpretes Cuca Medina (voz: mezzo-soprano) e Marcelo Villena (voz: baixo). Também tive a oportunidade de participar como intérprete desta edição, executando três das peças apresentadas.
Uma platéia de aproximadamente trinta pessoas na noite passada pôde acompanhar mais uma edição de um projeto que a cada nova apresentação vem crescendo e tornando-se referência no meio musical erudito contemporâneo da cidade de Porto Alegre, o Música de POA. Foi possível conferir duas estréias, e mais três peças, formando um programa de cinco composições com estéticas bastante distintas. Foram estreadas as peças “Cantiga de Rede”, uma canção para voz e piano composta por Marcelo Villena, e interpretada pelo próprio compositor (voz: baixo) e por mim ao piano; e a peça “La Fé del Durazno (A Fé do Pêssego)” do argentino, mestrando em composição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Germán Gras, interpretada por Cuca Medina (voz: mezzo-soprano), Elisier Palhano Leme (clarinete), Thales Silva (flauta), por mim (piano) e regida por Lucas Alves. Também foram apresentadas as peças “Ressonâncias” de Cuca Medina, para voz, utilizando ressonâncias do piano, interpretada pela própria compositora; “Vítima Habitual” de Felipe Faraco, peça para piano e performance cênica, interpretada por mim ao piano; e a peça “Homenagem à Lígia” de Rogério Tavares Constante, composição para violão solo, interpretada pelo violonista Pedro Ferreira Sperb.
O evento foi filmado pela TV UFRGS e teve cobertura do programa Estação Cultura da emissora TVE.
Esta edição do Música de POA mostrou algo que observamos há anos no meio musical de Porto Alegre, mas que parece estar tendendo a uma mudança lenta e gradual: a pouca quantidade de intérpretes que executam música contemporânea e principalmente, música contemporânea do Rio Grande do Sul, e mais especificamente de Porto Alegre. O que acontece muitas vezes, é que os próprios compositores acabam tendo que executar as suas próprias peças, ou outros compositores executam peças de compositores amigos seus. Este concerto mostrou bem esta realidade, pois eu mesmo executei três das peças apresentadas na noite passada, sendo que, a princípio, ainda executaria uma quarta peça que acabou não sendo interpretada por falta de outros intérpretes. Contudo, acredito que esta realidade esteja sendo modificada no nosso cenário musical e o Música de POA está sendo um veículo eficaz para amenizar esta lacuna que observamos na música feita em nosso estado e em nossa cidade.
Alexandre Fritzen da Rocha (membro da comissão de organização do Música de POA)
Porto Alegre, 23/10/2008.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
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