Na quarta-feira passada, 2 de setembro de 2009, pudemos prestigiar a III Mostra de Música Contemporânea. Em seu terceiro ano de edição, a Mostra, idealizada e concebida pela compositora Cuca Medina contou com a organização de Kliah Stapk Stapk e da comissão organizadora do Música de POA (Abel Roland, Alexandre Fritzen da Rocha, Felipe Faraco e Marcelo Villena). Neste ano o espaço que acolheu a Mostra foi o Museu da UFRGS. O evento ocorreu no mezanino do Museu, em meio à exposição de astronomia “Em casa no universo”. A Mostra ainda teve apoio, além do Museu da UFRGS, do CME (Centro de Música Eletrônica da UFRGS).
O programa do concerto começou com uma obra para flauta doce e meios eletrônicos do compositor uruguaio Ulises Ferretti. Após, foi apresentada uma parte da ópera “Quetzalcoátl – Ópera Gastronômica” do compositor Marcelo Villena, com interpretação dos cantores Elisa Machado, Cuca Medina, Fábio Kremer e Francis Padilha, da flautista Cibele Endres Pereira (flauta-doce), da violista Claudine Abreu, do percussionista Diego Silveira (ceramofone), e do fagotista Adolfo Almeida Jr. A terceira obra do concerto foi uma composição para voz de Martinez Nunes chamada “Siglas”, peça interpretada pelas sopranos Claudine Abreu e Celina Del Mônaco, as mezzo-sopranos Cuca Medina e Flávia Furquim, o tenor Martinês Nunes e o baixo Marcelo Villena. A quarta peça foi uma canção de minha autoria, interpretada por Cuca Medina (mezzo-soprano) e por mim ao piano. A última obra foi uma composição de Cuca Medina para voz (interpretada pela própria compositora), vídeo e meios eletrônicos .
Após o concerto foi organizada uma mesa redonda aonde os compositores puderam falar sobre o seu processo criativo com a platéia.
O evento contou com um público de cerca de 60 pessoas.
Porto Alegre, 09 de setembro de 2009.
Alexandre Fritzen da Rocha.
(membro da comissão organizadora do Música de POA)
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário