quarta-feira, 9 de setembro de 2009

III Mostra de Música Contemporânea

Na quarta-feira passada, 2 de setembro de 2009, pudemos prestigiar a III Mostra de Música Contemporânea. Em seu terceiro ano de edição, a Mostra, idealizada e concebida pela compositora Cuca Medina contou com a organização de Kliah Stapk Stapk e da comissão organizadora do Música de POA (Abel Roland, Alexandre Fritzen da Rocha, Felipe Faraco e Marcelo Villena). Neste ano o espaço que acolheu a Mostra foi o Museu da UFRGS. O evento ocorreu no mezanino do Museu, em meio à exposição de astronomia “Em casa no universo”. A Mostra ainda teve apoio, além do Museu da UFRGS, do CME (Centro de Música Eletrônica da UFRGS).
O programa do concerto começou com uma obra para flauta doce e meios eletrônicos do compositor uruguaio Ulises Ferretti. Após, foi apresentada uma parte da ópera “Quetzalcoátl – Ópera Gastronômica” do compositor Marcelo Villena, com interpretação dos cantores Elisa Machado, Cuca Medina, Fábio Kremer e Francis Padilha, da flautista Cibele Endres Pereira (flauta-doce), da violista Claudine Abreu, do percussionista Diego Silveira (ceramofone), e do fagotista Adolfo Almeida Jr. A terceira obra do concerto foi uma composição para voz de Martinez Nunes chamada “Siglas”, peça interpretada pelas sopranos Claudine Abreu e Celina Del Mônaco, as mezzo-sopranos Cuca Medina e Flávia Furquim, o tenor Martinês Nunes e o baixo Marcelo Villena. A quarta peça foi uma canção de minha autoria, interpretada por Cuca Medina (mezzo-soprano) e por mim ao piano. A última obra foi uma composição de Cuca Medina para voz (interpretada pela própria compositora), vídeo e meios eletrônicos .
Após o concerto foi organizada uma mesa redonda aonde os compositores puderam falar sobre o seu processo criativo com a platéia.
O evento contou com um público de cerca de 60 pessoas.

Porto Alegre, 09 de setembro de 2009.
Alexandre Fritzen da Rocha.
(membro da comissão organizadora do Música de POA)

Nenhum comentário: