quarta-feira, 27 de maio de 2009

Estréia da Temporada 2009 do Grupo de Música Contemporânea de Porto Alegre

Olá, pessoal.

Gostaríamos de convidá-los para assistir ao concerto do grupo Grupo de Música Contemporânea de Porto Alegre, o GMC que ocorrerá na quinta-feira, dia 28 de maio, às 20h30min no auditório do Instituto Goethe, e abrirá a temporada 2009 do grupo.
O coletivo que se dedica a executar obras eruditas de compositores do século XX e XXI (em especial obras de compositores de Porto Alegre) é formado por músicos integrantes de renomadas orquestras do estado, tais como OSPA, Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro e Orquestra da PUC.
Neste concerto, o grupo executará obras dos compositores Bruno Angelo, Diego Silveira, Fabrício Gambogi, Hans Werner Henze, Jakson Kreuz e Samuel Oliveira.
O projeto é dirigido por Diego Silveira, e neste concerto contará com a regência de Evandro Matté e a presença dos músicos Ana Freire (contrabaixo), Daniel Benitz (piano), Diego Silveira (percussão), Javier Balbinder (oboé), Luis Fernando Rayo (piano), Paulo Bergmann (piano), Paulo Inda (violão) e Samuel Rodrigues de Oliveira (clarone).

Imperdível!


Alexandre Fritzen da Rocha (membro da comissão de organização do Música de POA)
Porto Alegre, 28 de maio de 2009.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Próximas datas

Foram agendadas novas datas para este ano.

24 de junho (quarta-feira) - Sala Luis Cosme (Casa de Cultura Mário Quintana) - 19h
Temática: Câmara e voz.
*Ainda há espaço disponível para inscrição de obras.

26 de novembro (quinta-feira) - Museu da UFRGS - 19h
Temática: Quarteto de cordas.
*O programa já está definido, mas quem quiser fazer a inscrição é encorajado a fazê-lo, posto que sempre é possível que haja desistências.

16 de dezembro (quarta-feira) - Museu da UFRGS - 19h
Temática: Todas as temáticas contempladas: câmara, solos instrumentais, voz, eletroacústica, improviso, performance, música + imagem.
*O programa ainda não está definido, aguardando inscrições dos compositores.

Vale lembrar que o museu da UFRGS não conta com piano.

Além dessas datas está esperando definição mais uma para a temática Performance e Música + Imagem, provavelmente em outubro no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo.

Há também a possibilidade de apresentar obras na Mostra de Música Contemporânea, idealizada por Kliah Stapk Stapk e que conta com a nossa colaboração na produção. A data é 2 de setembro no Museu da UFRGS. São aceitas temáticas variadas, incluindo aquelas que transitam por fronteiras inexploradas da criação musical.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Impressões do concerto Eletroacústica e Improviso

Ontem foi realizado o segundo concerto do projeto neste ano. Um concerto que marcou por dois motivos: nunca tivemos uma presença tão forte de professores no palco e por primeira vez recebemos uma música para apresentar que não saiu das mãos de uma pessoa que estudou no IA...ou melhor, de alguém que não é do círculo de conhecidos.

A presença em peso dos professores foi na primeira parte, dedicada a improviso. Eles fecharam essa sessão com Caminhos Cruzados I , II e III, cada parte centrada num instrumentista, mas com prováveis intervenções dos outros dois. Começou com Fernando Mattos apresentando a novidade de um violão de 10 cordas afinadas por ¼ de tom. Ele foi também o fio condutor do improviso coletivo em 3 partes. Num determinado ponto (a partir de uma consigna musical) Luciane Cuervo entrou com a flauta doce no improviso, tocando desde a platéia superior do Tasso Correa. Surpreendeu não só por tocar fora do palco, senão pela qualidade da estreia: ela nunca tinha improvisado com público. E finalmente, o último a entrar na conversa foi Felipe Adami que levou o improviso para outras regiões, pois a entrada do piano (depois de violão e flauta doce) e o uso rico que fez dele não podia deixar a música no mesmo plano. O ponto de destaque foi o equilíbrio conseguido entre instrumentos de potência tão desigual. O importante é ver como um improviso pode ser planejado pelos participantes até cenicamente e não por isso perder a espontaneidade.
Antes deles foi a vez da Cuca Medina e o Duo Hoffparu. Alquimia que deu certo. Quando conhecemos as pessoas já sabemos: isso vai funcionar. O duo HoffParu vem trabalhando metodicamente, levando a sério o improviso livre. Eles tocam até em kermese de bairro se forem convidados! Estão se destacando por ter o trabalho de pesquisa mais profunda nesse campo no RS hoje. A Cuca Medina entrou na sonoridade deles como ela sabe fazer: inserindo sua assinatura. O timbre da voz se misturou aos instrumentos...mas ouvimos sempre a personalidade da Cuca. Esta combinação vai dar ouro!
O primeiro improviso ficou a cargo de Alexandre Fritzen da Rocha e Felipe Faraco. Pelo que eu sei, eles improvisam há pouco tempo juntos. Surpreende a integração tão bem acabada em tão pouco tempo de vivência. Acabada em termos de unidade expressiva: improviso de curta duração mas contundente. E aí eu vou falar o que eu penso: não é necessário tanto tempo assim para improvisar. Rara vez um improviso de mais de 10 min é interessante. Como no caso de uma composição, tem que ter argumentos para manter o público atento. Quando subo no palco para improvisar penso: “Não estou fazendo uma introspecção mística. O público está aí. Como eles vão receber?” O improviso de Alexandre e Faraco foi em direção ao público.

Na parte eletroacústica teve o “Estudo de Túneis" de Ricardo Eizirik. Peça que teve sua segunda apresentação pública e foi modificada. A modificação foi significativa e a meu ver deu nova vida.

Depois veio “Britney meet Berio and Babbit” de André Capaverde. André não estudou composição no IA. Antes dele só tivemos outro participante dessas características, Guilherme Darisbo. Mas a diferença é que este é conhecido por uma trajetória no Coletivo Antena e pelos trabalhos de improviso livre...neste caso ninguém conhecia o André. O título prometia uma peça irreverente e foi isso o que se ouviu: bom humor, drama e imaginação. Esperamos mais peças dele.

Minha peça “Punctum” teve problemas na espacialização e ficou descaracterizada. Deveremos esperar uma nova oportunidade...que não são tantas.

“The Lord of the Sewer” de Rodrigo Meine foi tocada por segunda vez. Foi também minha segunda audição da peça. Como é bom ouvir mais de uma vez uma peça. Na primeira audição eu devia estar desatento e não consegui desfrutar como ontem.

E no fim do concerto foram apresentadas por primeira vez no nosso projeto peças mistas. “Areia ao vento” para viola e eletrônica mostra a versatilidade e a experiência de Martinêz Nunes como compositor e como conhecedor profundo do seu instrumento. Vale a pena conferir a técnica de tocar cordas duplas com harmônicos enquanto um dedo que não está sendo usado na mão esquerda faz pizzicato. Se já foi usado por outros compositores minha ignorância seja desculpada...mas estes concertos nos possibilitam ter acesso a novas informações e invenções. Foi oportuno também ouvir a Claudine Abreu como solista, esperamos tê-la presente mais vezes com todo sua qualidade e seu amor pela nova música.

O encerramento foi, como não podia ser de outra maneira, com o peso-pesado: Ulises Ferretti, compositor consagrado no Uruguai, aluno de doutorado de Antônio Carlos Borges Cunha e curriculum que inclui participação em trilhas sonoras de um filme italiano. Ulises tem uma poética personalíssima de um raro refinamento. É uma honra podermos mostrar obras de autores com um trabalho tão maduro. A interpretação de Cibele Endres Pereira seguiu os conselhos dele: “A música deve ressoar na platéia e voltar para o intérprete”. Os mais velhos, como sempre, nos mostrando o Tao.

Agradecemos a Stênio, Rodrigo Meine, Rodrigo Avellar, Ricardo Herdt, Ricardo Eizirik, Prof. Elói Fritsch, Prof. Luciano Zanatta, aos compositores, aos improvisadores, aos intérpretes, aos porteiros do IA, à coordenação do Tasso Correa e ao público presente.

Marcelo Villena – membro da comissão organizadora.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Segundo Concerto de 2009 - 5 de maio

Temática: Improviso e Eletroacústico

Local: Auditorium Tasso Correa - Instituto de Artes da UFRGS - Rua Senhor dos Passos, 248

Dia: Terça-feira 5 de maio de 2009

Horário: 19h 30min

Improvisadores:Alexandre Fritzen da Rocha, Cuca Medina, Dúo HoffParú, Felipe Adami, Felipe Faraco, Fernando Lewis de Mattos, Luciane Cuervo.

Intérpretes: Claudine Abreu, Cibele Endres Pereira.

Compositores: André Capaverde Kugland, Marcelo Villena, Martinêz Nunes, Ricardo Eizirik, Rodrigo Meine, Ulises Ferreti.