segunda-feira, 23 de março de 2009

Alexandre Fritzen da Rocha - Impressões da Noite I - para piano solo

Alexandre Fritzen da Rocha

Compositor, arranjador, instrumentista e produtor musical, iniciou seus estudos de música aos cinco anos de idade e formou-se no curso de Piano, Teoria Musical e Solfejo, Harmonia, História da Música e Contraponto da Escola de Música Porto Alegre, antigo Liceu Musical Palestrina. Atualmente é bacharelando em Música, ênfase Composição Musical, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, sendo orientado pelo Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves. Estuda também órgão de tubos com a Profª Drª Any Raquel Carvalho pela extensão universitária da UFRGS. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento com inúmeros professores, tais como Giorgio Vercillo (ITA), Jack Fortner (EUA), Néstor Zadoff (ARG), Phil DeGreg (EUA). É técnico em Musicografia Braille e estuda regência orquestral com Cláudio Ribeiro.
Como compositor, trabalha com diversas formações instrumentais e gêneros musicais. Teve peças suas executadas nos eventos Contemporâneo-RS e Música de POA 2007 e 2008. Em 2007 compôs a trilha sonora da peça “As Moscas” de Jean-Paul Sartre, interpretada pelo grupo Virtú e dirigido por Fernanda Pacini. Também participou de diversos festivais de música com canções suas, destacando os prêmios de melhor composição no “IV Festival de Música Estudantil de Nova Petrópolis” (2002), e o prêmio de destaque no “V Festican – Festival da Canção de Canela” (2004).
Profissionalmente leciona órgão de tubos na Extensão Universitária da UFRGS e piano para alunos particulares; é bolsista CNPq/PIBIC/UFRGS, orientado pela Profª Drª Any Raquel Carvalho; compõe arranjos para diversas formações vocais e instrumentais, executados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Argentina; é pianista co-repetidor e coordenador do grupo instrumental do coro Meninas Cantoras de Nova Petrópolis; integrante do grupo Terça Maior; coordenador do Música de POA, série de concertos com obras de compositores de Porto Alegre; e dá recitais de piano e órgão de tubos, tendo apresentado-se pelo Brasil e Argentina.


IMPRESSÕES DA NOITE I (Março de 2009)

A peça “Impressões da Noite I” é a primeira de um futuro ciclo de peças para piano solo. Cada uma das “Impressões da Noite” evoca impressões do compositor para noites específicas. Esta primeira peça faz referência a uma noite de novembro de 2007 no bairro Sur de Montevidéu, no Uruguai, durante um ensaio de um grupo de Candombe. A peça faz analogia ao movimento de um grupo de Candombe passando pela rua. Na construção da peça foram utilizados somente materiais derivados do penúltimo compasso.

Nenhum comentário: