quinta-feira, 19 de março de 2009

Jakson Kreuz - Alento - para Clarinete Solo

Jakson Kreuz

Nascido em Mondaí, Santa Catarina, Brasil, iniciou seus estudos com música aos 10 anos de idade e atua como músico profissional há nove anos, trabalhando como compositor, instrumentista, arranjador, regente e na educação musical.
Estudou piano, teoria e história da música na Escola de Artes de Chapecó. Participou de cursos de aperfeiçoamento com Jack Fortner (EUA), Leandro Braga, Jorge Helder, Guilherme Santiago, Jamary de Oliveira, Paulo Costa Lima, entre outros.
É graduado em composição musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, sob orientação do Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves. Como compositor, atua em vários segmentos da música de câmara, solo, eletroacústica e bandas, tendo peças executadas em várias cidades brasileiras, como Porto Alegre, Chapecó, Curitiba e Salvador.
Atuou no projeto educacional Centros Artísticos de Cultura Popular de 2002 a 2004 na cidade de Chapecó, atuando como coordenador de educação musical. Foi um dos coordenadores do projeto “Música de Poa 2008”, que visa a produção de novos compositores e intérpretes desta cidade. É pianista e tecladista ativo em vários projetos, dentre eles em música erudita, blues e rock.
Atualmente, trabalha como articulador de música dentro da Prefeitura Municipal de Chapecó, além de desenvolver trabalhos ligados a canto coral, música instrumental e ensino de teoria e piano nesta cidade.

Alento (2008)

O significado da palavra “Alento” pode ser considerado ambíguo pois, além de considerar se como inspiração, conforto, ânimo, esforço, também tem o significado de respiração, logo inspiração e expiração de ar. Daí a escolha do clarinete como o instrumento que faz a melhor definição. Toda a peça foi construída com base em uma única melodia, retirada dos três acordes existentes na peça para piano “Inércia” escrita pelo mesmo compositor, com o intuito de dar uma nova visão. Esta melodia aparece fragmentada no seu início, e exposta literalmente próximo ao final da obra.

Nenhum comentário: