quinta-feira, 19 de março de 2009

Marcelo Villena - Pancadão n° 1 - para Piano Solo

Marcelo Villena

Nasceu em Buenos Aires (Argentina). Iniciou seus estudos como violinista no Conservatorio Provincial Luis Gianneo de Mar del Plata. Nesta cidade atuou como violinista, contrabaixista (elétrico) e cantor em orquestras, corais e grupos de música popular. No Brasil cantou como solista nas óperas "La Serva Padrona" (PR/1999-2000), "La Traviata" (Florianópolis/2000) e "Madame Butterfly"(Floroanópolis/2002). Apresentou os seguintes espetáculos de canções populares próprias: "Mudanzas" (Mar del Plata/1993-94), "Mastigo a flor amarga" (Mar del Plata/1995), "El vórtice de la rosa" (1996), "Poetas" (Florianópolis/2004) e "Vidala" (Porto Alegre/2006-08).
Cursa o bacharelado em composição na UFRGS, sob a orientação do prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha. Estreou peças para coro, voz e piano, violão solo, dois violões e eletroacústicas.

PANCADÃO N° 1 - para Piano Solo.

A peça surgiu duma encomenda do pianista Christian Salz Engels. A solicitação foi por uma "peça curta, uma dança, tal vez uma valsa...". A ideia motivou a criação de uma temática de obras fantasiando encima das possibilidades musicais do funk carioca, já que o escândalo que este provoca no público de hoje pode ser comparada com o que causava a valsa, pelo seu erotismo, no século XIX.
Outros Pancadão(SIC) virão, então: para conjunto de violões, para metais, para arcos...

Nenhum comentário: